Escultura era ponto para turistas e moradores posarem para fotos. Policias Civil e Militar vão trabalhar para capturar os suspeitos.

Roberto Naborfazan

Escultura destruída pesava aproximadamente 100 quilos e era ponto para fotografias de moradores e turistas.

Uma obra de arte que estava instalada no jardim da imobiliária Kalunga Imovéis, no centro da cidade de Alto Paraíso de Goiás, foi destruída por vândalos na madrugada de sábado, 06.

A escultura de um sertanejo simbolizava o respeito da empresa pelo produtor rural, pelo homem do campo, e era muito admirada pelos turistas, se tornando um dos pontos de referência para fotos e vídeos dos visitantes e moradores.

Esculpida em concreto e gesso, a obra sobreposta em um banco de concreto pesava aproximadamente 100 quilos. Os delinquentes tentaram destruir também a escultura que simboliza o povo Kalunga, só não conseguindo porque a obra é feita toda em ferro fundido.

“Em viagem que fiz ao Rio de Janeiro, comprei essa escultura no ateliê, que fica entre Muriaé e Itaperuna, na intenção de fazer também uma homenagem aos pequenos produtores de nossa região, visto que já tínhamos instalado uma obra em homenagem ao povo Kalunga no jardim de nossa empresa. A escultura pesava 100 quilos, mais 35 quilos do banco em concreto onde ela era posicionada. Foi uma viagem longa, com cuidados para não causar danos a obra. Estamos muito tristes com esse ato insano e covarde realizado por esses bandidos. Mas ao mesmo tempo sabemos que são pessoas doentes, que precisam mais de orações que de ódio.” Relata Nilton Gonçalves, o Nilton Kalunga, dono da obra.

Alberto Gonçalves “Barbaridade o que fizeram com essa escultura”.

A destruição da obra causou revolta junto aos moradores do município, visto que estão se tornando frequentes esses atos de vandalismo por toda a cidade.

Segundo relatos em redes sociais, constantemente estão depredando bancos de praças, brinquedos em parquinhos, sujando paredes e muros, enfim, destruindo patrimônios públicos e privados.

No caso da obra de arte da Kalunga Imóveis, as Policias Civil e Militar já foram acionadas e estão trabalhando em duas linhas de suspeitas que não foram divulgadas para não atrapalhar as investigações.

“O coração da gente chega corta a meio de ver isso. E muita ruindade no coração de quem fez isso.” Disse um internauta.

Turistas e moradores tinham as esculturas como referências para fotografias.

“É desse jeito que acontece os vandalismos em nossa cidade. lamentável nós não temos o prazer de ver algo que foi colocado nas praças de bom porque vão lá e estragam tudo, quebram. É triste.” Escreveu outro.

O comerciante Alberto Gonçalves, que mora em Goiânia e visita frequentemente parentes que moram em Alto Paraíso de Goiás, lamentou a destruição da escultura “Um obra diferente, que faz homenagens e embeleza a cidade, já tirei fotos ao lado dessa escultura. Muito triste, isso foi uma barbaridade.” Lamentou.

O empresário Nilton Kalunga, mesmo chateado, disse que já fez contato com o ateliê no Rio de Janeiro e encomendou uma nova escultura, nos moldes da anterior, para repor no lugar. “só que agora vamos instalar câmeras específicas para a segurança das esculturas.” Afirmou.