Político goiano estava em situação crítica e buscava UTI. Na tarde de quarta-feira, 17, ele conseguiu vaga em Caldas Novas, mas faleceu na ambulância enquanto se deslocava para a unidade hospitalar.

WELLITON CARLOS DA SILVA**

O ex-governador de Goiás, Helenês Cândido, faleceu na noite de quarta-feira, 17, enquanto se deslocava para Caldas Novas, onde, segundo sua família, teria conseguido um leito de UTI.

O governador Ronaldo Caiado manifestou pesar pela morte do ex-governador: “Sempre transparente e republicano, Helenês era um homem digno, que alcançou o reconhecimento do povo goiano e será sempre lembrado por nossa gente por seu importante legado”.

A família de Helênes Cândido aguardava desde a manhã de quarta-feira, 17, uma UTI, já que o sistema hospitalar nos municípios enfrenta grande pressão diante da escalada de casos de covid-19.

Político originário de Morrinhos, estava entubado e saiu do Hospital de Campanha, em Santa Helena, em estado gravíssimo.

Helenês Cândido tinha 86 anos. Foi líder secundarista e presidiu a Liga Estudantil do Colégio Diocesano, em Uberaba (MG), de onde saiu com a vocação política quase pronta. Costumava dizer com orgulho que foi nesta escola que conheceu Juscelino Kubitscheck, quando o presidente visitou o município.

A família do político goiano aguardava desde a manhã de quarta-feira uma UTI, já que o sistema hospitalar nos municípios enfrenta grande pressão diante da escalada de casos de covid-19.

Helenês atuou inicialmente na Arena, que se divida em dois grupos, e depois migrou para o MDB.

Prefeito de Morrinhos (de 1973 a 1977), deputado estadual constituinte por três mandatos e governador do estado de Goiás de 24 de novembro de 1998 a 1º de janeiro de 1999, ele se notabilizou, de fato, como parlamentar e presidente do legislativo goiano.

Criou na Assembleia Legislativa de Goiás programas como “Assembleia Cidadã” e ações de transparência, além de investir na TV Assembleia.

“Na minha época, como presidente, fizemos uma transparência tão clara que tínhamos no salão de entrada um computador que qualquer pessoa do povo poderia entrar e verificar por inteiro todos os dados da Assembleia, número de servidores, quanto que ganhava…Não existia internet na época”, recordou em uma entrevista.

Advogado, ele teve grande militância no interior goiano, sendo um dos últimos destaques estaduais da “república de Morrinhos”, como era denominada a condição do município por gerar grandes lideranças políticas.

República de Morrinhos

A cidade originou outros governantes, como Naphtali Alves e José Xavier de Almeida (1871-1899), que nasceu na Cidade de Goiás mas faleceu em Morrinhos.

Helenês foi gestor de Goiás após o governador Maguito Vilela e Naphtali Alves se afastarem para serem, respectivamente, candidato em 1998 e conselheiro de contas do Estado.

Exerceu seu direito de assumir o cargo através da linha sucessória, já que atuava como presidente da Assembleia.

Político simples

Helenês Cândido assumiu o Governo de Goiás por 37 dias. Costumava dizer que a oportunidade foi uma grata surpresa, pois Naphtali não tinha declarado interesse em abandonar o governo para ser conselheiro. De última hora, todavia, ocorreram composições que beneficiaram Naphtali.

“Realizei no pequeno período muita coisa, pois terminei várias obras. Não tinha imaginado em ser governador, mas aconteceu. Na época, terminei as obras da minha região sul, terminei diversas estradas, tipo Morrinhos – Piracanjuba, Morrinhos – Buriti Alegre”.

Na Assembleia, apresentou propostas de modernização do poder e renovação de práticas. Costumava reclamar da geração atual de parlamentares “faltosos”: “Era totalmente inadequado faltar quórum. Somos eleitos e temos que cumprir essa missão”.

É o segundo ex-governador de Goiás que morre de covid-19. Maguito Vilela faleceu no dia 13 de janeiro de 2021.

NOTA DO GOVERNADOR RONALDO CAIADO

É com imenso pesar que eu e minha esposa, Gracinha Caiado, recebemos a notícia do falecimento do ex-governador de Goiás, Helenês Cândido. Ele estava com 86 anos, e não resistiu às complicações da Covid-19.

Homem humilde e de posições firmes, Helenês era advogado e professor, e deu enorme contribuição ao Estado também como homem público. Foi prefeito de Morrinhos, sua cidade natal, e deputado estadual por três mandatos. Assumiu a nobre missão de governar Goiás entre 24 de novembro de 1998 a 1º de janeiro de 1999.

Sempre transparente e republicano, Helenês era um homem digno, que alcançou o reconhecimento do povo goiano e será sempre lembrado por nossa gente por seu importante legado.

Em reconhecimento à trajetória deste grande cidadão, informo que decretamos luto oficial por três dias no Estado de Goiás.

Nesse momento de grande consternação e tristeza, manifestamos nossa inteira solidariedade à família e aos amigos do ex-governador Helenês Cândido. Que Deus, em sua infinita bondade, possa consolar o coração de todos.

Ronaldo Caiado

Governador de Goiás