Alto Paraíso de Goiás e mais onze municípios da região nordeste do estado estão inseridos nessa primeira etapa. O Goiás em Movimento – Eixo Municípios, promovido pela Goinfra, vai estabelecer parcerias com prefeituras para reformar, na primeira etapa, malha viária de 100 cidades, em todas regiões. “Vamos, juntos, reconstruir esse asfalto e dar dignidade à população”, disse Ronaldo Caiado durante o lançamento.

Roberto Naborfazan**

Uma das maiores dificuldades da maioria dos prefeitos nos 246 municípios goianos, na área da infraestrutura, é a manutenção e ou recuperação do asfalto nas vias urbanas. O asfaltamento de novas ruas ou avenidas então, raramente conseguem fazer com recursos do próprio município.

São incessantes as buscas de prefeitos e vereadores por emendas de deputados e senadores, ou o apoio dos governos estadual e federal para que, através de suas secretarias ou ministérios, os auxiliem nesse setor da administração municipal.

Existem cidades que estão há mais de trinta anos sem uma grande ação de construção ou recuperação asfáltica, realizando apenas as paliativas “operações tapa buracos” que não resistem a duas chuvas fortes.

Para auxiliar os prefeitos e dar maior tranquilidade aos motoristas em todas as cidades goianas, o governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta segunda-feira (10/05), que fará investimento de R$ 200 milhões na reconstrução de vias urbanas, dentro do Goiás em Movimento – Eixo Municípios, programa promovido pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). “Anuncio aqui, ao lado do presidente da Goinfra, Pedro Sales, o maior programa de assistência aos municípios para a recuperação das suas principais avenidas”, disse em vídeo divulgado por meio de suas redes sociais.

Na primeira etapa, serão contempladas 100 cidades, onde foram identificados os casos de maior gravidade, segundo a equipe de planejamento da agência e com base em dados do Instituto Mauro Borges (IMB). Com o convênio firmado, a Goinfra irá promover recapeamento asfáltico, drenagem e sinalização vertical e horizontal de malha viária urbana em pontos definidos por cada prefeitura. “Vamos, juntos, reconstruir esse asfalto nas suas cidades e devolver Goiás aos goianos, dando dignidade à população que vive em cada um dos 246 municípios do Estado”, enfatizou o governador no vídeo.

Dentre as 100 cidades da primeira etapa do programa, há representantes de todas as regiões do Estado. Elas foram divididas em lotes de 10 em 10 municípios, para atender com rapidez as demandas de cada grupo. A expectativa é que, em até 90 dias, o pacote de obras seja licitado e as máquinas comecem a chegar às cidades contempladas já no próximo semestre.

A vulnerabilidade dos municípios, sob o ponto de vista fiscal, somada aos custos elevados dos serviços rodoviários, levaram à depreciação das vias urbanas ao longo dos anos. “Diante deste cenário, as prefeituras não conseguiram investir em manutenção e recuperação de suas infraestruturas, que foram se depreciando com o tempo”, pontuou o presidente Pedro Sales. A situação se agravou com a pandemia da Covid-19, quando as gestões municipais tiveram de forçar aporte na saúde.

“Chegou a hora de o Estado, por meio da Goinfra, que tem inteligência para operar o segmento rodoviário, socorrer os municípios e investir recursos para recuperar as condições de trafegabilidade na malha urbana das cidades”, explicou Pedro Sales. “Esta é a etapa piloto do programa, com 100 municípios contemplados em todas as regiões do Estado. A partir daí, vamos aperfeiçoar nosso trabalho e atender a todos os 246 municípios goianos”, projetou.

*** Com a Assessoria de Comunicação da Goinfra.