Serão beneficiadas famílias com renda de até três salários mínimos. Ação faz parte do programa Goiás Social, que ajuda população em situação de vulnerabilidade em todas as regiões do Estado. “Vamos romper as desigualdades regionais, e dar aos mais pobres cidadania e dignidade”, afirma o governador Ronaldo Caiado.

REDAÇÃO O VETOR**

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), publicou nesta segunda-feira (21/06) edital para credenciamento de empresas de arquitetura, engenharia e assistência social que serão contratadas para realizar projetos para reformas, ampliações e melhorias de 4.550 moradias em 152 municípios goianos.

Pequenos escritórios de todo o Estado podem participar do credenciamento para atuação regional nos projetos demandados pela Agehab. FOTOS: Sérgio William

Os recursos disponíveis são da ordem de R$ 6,1 milhões para esta primeira fase de elaboração dos projetos. Para a execução das obras, que será contemplada em novo edital, serão disponibilizados mais R$ 90 milhões, também do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Serão beneficiadas famílias com renda de até três salários mínimos. A ação faz parte do programa Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), que ajuda famílias em situação de vulnerabilidade social e congrega várias áreas da administração estadual.

“Objetivo é atender a demanda da população. Vamos romper as desigualdades regionais, e dar as regiões mais pobres de Goiás cidadania e dignidade”, afirma o governador Ronaldo Caiado ao falar sobre os investimentos na área habitacional.

A Agehab publicou nesta segunda-feira (21/06) edital para credenciamento de empresas de arquitetura, engenharia e assistência social que serão contratadas para realizar projetos para reformas, ampliações e melhorias de 4.550 moradias em 152 municípios goianos.

“O governador Ronaldo Caiado disponibilizou recursos para execução desse importante programa que vai mudar a vida de milhares de famílias que vivem em habitações precárias. Estamos conclamando arquitetos, engenheiros e assistentes sociais de todo o Estado para se unirem a nós nesse grande trabalho. Neste primeiro momento o foco são os projetos de arquitetura/engenharia”, afirma Lucas Fernandes, presidente da Agehab.

De acordo com ele, mesmo que a empresa tenha capacidade para executar apenas 20 projetos, ela pode participar do credenciamento. “Queremos todos, vamos somar esforços para alcançar essa grande meta. É um programa arrojado, estamos construindo uma rede de parcerias, de forma transparente e com editais públicos”.

A Agehab já se reuniu com os Conselhos de Engenharia e Agronomia (Crea-GO) e Arquitetura e Urbanismo (Cau-GO) em busca de apoio na divulgação dos editais junto aos seus profissionais. A proposta também será apresentada aos conselhos de Brasília. Lucas Fernandes reforça que pequenos escritórios de todo o Estado podem participar do credenciamento para atuação regional nos projetos demandados pela Agehab. Também deve integrar a equipe um profissional de serviço social, que pode ser terceirizado.

O chamamento público nº 006/2021 foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição do dia 18/06/2021, e já está disponível no site da Agehab (www.agehab.go.gov.br).

As organizações interessadas em participar da seleção já podem encaminhar a documentação pelo e-mail: protocolo@agehab.go.gov.br. Mais informações ou esclarecimento de dúvidas pelos telefones (62) 3096-5014, 3096-5017 e 3096-5024.

*** Com ASCOM Agência Goiana de Habitação (Agehab)